5 dicas para turbinar seus estudos

Fala galera! Tudo bem?
Hoje vamos falar de mais um tema relacionado a vida do casal: os estudos.
Como os mais próximos sabem, o casal marmota estuda pra caramba. A noiva marmota acabou de graduar no mestrado. Isso mesmo, agora ela é uma Jedi!
E mesmo assim ela continuará estudando, seja para concursos, seja para vida acadêmica. O noivo não foge desse caminho. Apesar de não estar engajado em mestrados, etc, ele quer ingressar na pós graduação e também almeja passar em algum concurso para obter estabilidade e também, é claro, a graninha para que a nossa amada dupla marmótica possa finalmente juntas as luvas de muay thai (escovas de dente, para os normais)!
Para quem não pode pagar um cursinho ou sofre da falta de tempo para entrar em um, a opção que resta é estudar por conta própria. Não é uma opção fácil, na verdade é bem corajosa. A realidade é que muitas pessoas já têm famílias e lares para manter e os estudos acabam sendo atrapalhados por diversos motivos de fora. Quem nunca foi chamado por um familiar na hora de uma leitura importante, ou deu aquela olhadinha de 45 minutos no Facebook?
Pois é, com o intuito de ajudar você, pessoa de coragem que estuda sozinha, o casal marmota trouxe 5 dicas para turbinar seus estudos, confira a seguir:

Planejamento

Primeiro, devemos levar o estudo a sério. Para isso não tem jeito, é preciso planejar. Não sabe o concurso que vai tentar (se for o seu caso)? Ou já sabe as disciplinas a serem cursadas este período na faculdade?
Faça um levantamento dos seus horários vagos e livres, em conjunto com as matérias desejadas. Se você trabalha, um esforço a mais será necessário, obviamente.
No caso de faculdade, o planejamento é mais simples, pois você já sabe as matérias a serem estudadas. Basta distribuí-las em sua planilha de maneira igual e pronto!
No decorrer do período você saberá quais matérias tem mais dificuldades, assim poderá alterar o seu cronograma para favorecer as disciplinas mais complexas.
Se o seu caso é concurso, fica mais difícil, mas nada impossível! Se você não sabe qual concurso tentar, estude o básico até que tenha algo em vista. As matérias mais usuais são Direito Constitucional e Administrativo, Raciocínio Lógico Matemático (famoso RLM), Língua Portuguesa e Ética no Serviço Público. Não ficar parado é a chave para sempre manter a mente preparada a adquirir novos conhecimentos.

Comprometimento

Não adianta tentar escapar, poucas pessoas mudam de vida ou aumentam sua qualidade de vida ficando estáticas. Sacrifícios são necessários para o “bem maior”. Se você trabalha, terá que “perder” duas horinhas diárias para estudar. Isso significa abrir mão de saídas, um divertimento, etc. Aproveite o deslocamento até o trabalho e da volta para ler seus resumos ou estudar por áudios (tem gente que curte bastante). Não olhe Facebook, não olhe Whatsapp (o quê? Estão loucos?). Não estamos loucos, é a realidade. Mexer em telefone, conversar com amigos, família ATRAPALHA a concentração. Fiquem focados, o resultado virá.

Disciplina

Se você fez seu cronograma, cumpra. Estude suas, 2, 3, 10 horas diárias, não deixe nada para compensar depois ou “vejo isso outro dia, pois tenho facilidade”.
Lembre-se para cada vez que você procrastinar, seus concorrentes terão a chance de passar sua frente!

Vá no seu ritmo

Não dá para começar estudando 12 horas por dia. Raramente as pessoas aguentam. Comece timidamente, leia 20 minutos na primeira semana. Na segunda, por que não ler 30? Se na terceira semana você estudar 1 hora, olha que bonito!
No final de 2 meses você estará facilmente batendo 3 horas de estudos, ou até mais!
Não tente abraçar o mundo, se não seguir o SEU ritmo, vai acabar enjoando, o que é inaceitável! Acreditem, tem gente que estuda 8, 12 horas e não passa, enquanto pessoas que estudam 4 horas, conseguem.

Distração

Lembra que falamos sobre não se distrair enquanto estuda? Pois é, vamos manter isso, mas com uma ressalva. A nossa mente precisa descansar. Somos acometidos por stress, correria, cobrança do mundo, cobrança de nós mesmos... Precisamos de um escape. Você não tem muito tempo? Tire metade do sábado e do domingo para relaxar. Procure ler um livro, sair com quem gosta, tomar uma cervejinha (opa!, sem exageros!) e também praticar atividades físicas. Mesmo que uma leve caminhada ou corridinha. Tenha seu tempo, mente equilibrada é a chave das conquistas!

Esperamos que esse conteúdo seja relevante e de fato ajude vocês a evoluírem e se tornarem mestres Jedis, felizes, realizados e com oh, $$ no bolso!

Então galera, nossas dicas ajudaram? Vocês têm alguma que queiram dividir? Comentem aí!


0 comentários:

Postar um comentário



 
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - COPYRIGHT 2015