Dica preciosa: como arrumar sua mala para viajar e levar o mínimo possível?

Uma das coisas que eu aprendi com esses quase 9 anos de namoro e que foi útil para a vida toda foi fazer malas. E melhor do que isso, a saber identificar os diferentes "tipos" de mala de acordo com as minhas necessidades.

Ok, confesso que demorou MUITO até eu aprender a fazer uma mala realmente funcional. Eu antes achava que eu tinha que levar muita coisa que poderia, em algum caso extremo, precisar. Resultado, muitas vezes eu levava a minha maior mala para passar 5 dias, e saía de lá com metade dela intocada.

Aos poucos eu fui percebendo que eu não precisava levar uma roupa para cada dia que ia ficar fora e + 1 extra em caso de acidente. Existe uma coisa maravilhosa chamada combinação. haha. 



Enfim, essa e diversas outras coisas que eu fui aprendendo vou ensinar para vocês, até chegar ao ponto que eu levo apenas uma mochila pra passar 5 dias no RJ e mala pequena para mais de uma semana. Claro que tem um adendo nisso: pijamas, chinelo e roupas de ficar em casa eu já deixo no Rio, o que diminui bem o que tenho que levar. Mas mesmo assim, até mesmo em viagens para outras cidades eu consigo fazer uma mala bem econômica. Veja as dicas:

Analise para onde você está indo

Eu sempre tinha mania de arrumar mala sempre igual, independente de pra onde ia. Já amarguei muito por isso. Ir para Arraial do Cabo e não levar um lençol e morrer de frio a noite, ir para Ouro Preto e não levar um casaco, ir para Petrópolis de casaco e esquecer que lá é quente durante o dia, ir para o Rio e levar poucos shorts. Para saber o que levar, você tem que estar ciente do clima da cidade. Por exemplo, eu não levo mais casaco para o Rio a não ser que eu já saia de Juiz de Fora vestindo ele. Levar muitos shorts se for para Ibitipoca em julho, por exemplo, pode ser uma furada. Não sabe como é o clima onde você vai? Você tem duas opções: ser cara de pau e perguntar para pessoas da cidade ou usar o bom e velho Climatempo para saber como ficará o tempo nos dias em que você estará lá. 

Quantos dias ficará fora?

Outro ponto essencial é saber quantos dias ficará fora. E isso não significa que você levará uma roupa para cada dia que ficar não! Se, por exemplo, você for ficar uma semana em um lugar praiano, ao invés de levar 7 blusas e 7 shorts, você pode, em um caso extremo, levar 3 blusas e 3 shorts e terá combinações para todos os dias. Isso sem contar que você pode levar vestidinhos ou jardineiras e diminuir mais ainda o número dessas peças. O importante é pensar de antemão as roupas que vai usar em cada dia para não levar nada extra.

Qual será a sua agenda?

Outro ponto é pensar em tudo que você irá fazer. É claro que, principalmente viajando entre amigos, você poderá ser chamado para programas que não estavam pré-programados - e aí vem a importância de peças-curingas. Mas se há a possibilidade de um evento mais formal, por exemplo, será preciso colocar uma peça mais sóbria na mala, além de acessórios e maquiagens mais condizentes com o momento também. Se você não tem certeza de que terá algum evento que peça determinada roupa e precisa economizar espaço na mala, opte pelas peças curingas. Levar uma roupa por 'precaução' é garantia de excesso de bagagem. 

Faça uma checklist

A melhor coisa que eu fiz não só para evitar levar coisas desnecessárias, mas também para não esquecer nada foi salvar a "checklist de viagem" no notebook. Nela eu coloco os itens com cores de prioridade - coisas que eu preciso seriamente, coisas que eu preciso e que seria bom não esquecer e coisas que gosto de levar, mas se eu esquecer tá de boas. Por exemplo:

  • Carteira (documentos e cartão)
  • Escova de dentes
  • Calcinha/sutiã
  • Remédios
  • Chinelo
  • Carregadores
  • Óculos de grau
  • Meias
  • Roupa de ficar em casa
  • Roupa de sair
  • Gillete/desodorante/perfume
  • Protetor solar
  • MP3
  • Secador/piastra
  • Maquiagem
  • Esmalte
  • Câmera fotográfica
  • Shampoo/condicionador (entra na lista de cima se eu estiver indo para pousadas/hotéis)
  • Óculos escuros

Exclua o que não é essencial

Essa é a parte mais difícil! HAHA. Porque enfiar mil coisas na pilha de colocar na mala é fácil, mas filtrar o que do selecionado não é importante é o mais difícil. HEHE.

Com roupas, eu sempre monto combinações. Não adianta eu levar um short florido lindo se eu não levar qualquer blusa que combine com ele. O critério, além dos que eu citei acima é esse: se não combina com nenhuma outra roupa que vou levar, FORA!

Sobre utensílios que não são extremamente necessários, eu penso: minha viagem e meus compromissos ficarão comprometidos se eu não levar determinada coisa? Por exemplo, em uma viagem de um final de semana eu vou mesmo sofrer se eu não levar meu secador? Se eu não levar meus 5 potes de creme para o cabelo inteiros? Se a resposta é "não", fica em casa. A não ser que eu vá de carro na ida e na volta. Coisa que nunca acontece porque, hehe, não tenho carro e não tenho quem me conduza na ida e na volta da rodoviária de carro e o táxi fica uma fortuna.

Maquiagem também é "fácil" de filtrar. Eu não preciso levar minha paleta Smoky 2 da Sephora inteira se eu não vou para um evento formal ou uma festa (até porque a Smoky tem os trios destacados, de forma que eu posso levar apenas uma caixinha pequenina com o que eu preciso), não preciso levar 3 tipos de delineador diferentes ou todos os meus tons de vermelho de batom. Neste caso, como sempre, o curinga é a melhor opção: paleta de sombra de tons neutros, um batom escandaloso e outro mais tranquilo, minha caneta delineadora, blush rosadinho leve e a base. Dá para brincar bastante só com isso.

Essas são apenas algumas diquinhas rápidas - e que já renderam textão - para você diminuir a sua mala e levar apenas o essencial. Depois ainda vou fazer um post sobre como organizar a mala para evitar acidentes e conseguir "compactar" tudo. rs. Gostaram do texto gente? Comentem aí e dividam suas dicas de como arrumar mala.

Ps: não coloquei foto das minhas bolsas e malas porque elas estão em estado deplorável (vulgo precisando comprar novas) depois que duas gatas estraçalharam elas com as unhas. 



0 comentários:

Postar um comentário



 
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - COPYRIGHT 2015