Dicas para economizar mais dinheiro

Faaaaaaaala pessoal! 

Hoje viemos falar de um assunto delicado, que ainda causa muitos problemas em casais de todas as idades e não importa o tempo que estão juntos! É, amigos... falaremos de FINANÇAS. O bolso retraiu? O coração doeu? O casal marmota vai tentar te ajudar, dando umas dicas. Confiram aí: 


Planilha de gastos (detalhada)

A primeira dica e também instrumento que vai auxiliar a controlar as despesas é a planilha. O ideal é que ela seja bem detalhada, pra isso é preciso se organizar! Podemos dividir em algumas categorias de gastos (e também entradas) de dinheiro: 
  • Contas no geral, como luz, água, telefone, etc. 
  • Gastos com vestuário; 
  • Alimentação;
  • Passagens
  • Saídas (bar, shopping); etc. 
Exemplo de planilha organizada. Fonte: UOL

Deu para entender a ideia? É preciso ser honesto e colocar CADA centavo na tabela, para assim ter um controle. Dessa forma vai ser possível, em períodos futuros, controlar, planejar alguns gastos e separar reservas de emergência, como veremos adiante! 

Priorize seus gastos

Ninguém melhor do que você mesmo para decidir o que é mais importante. Somente as pessoas em condições financeiras bem confortáveis e estáveis podem alcançar sonhos sem fazer muitos sacrifícios. Por isso priorizar os gastos é importante. Geralmente impulsos consumistas nos fazem gastar em coisas as quais poderíamos aproveitar um pouco mais ou até mesmo há casos em que não precisamos realmente. Então se pergunte: Preciso mesmo daquele chinelo novo? E aquela bolsa velha, ainda dá pro gasto? É sempre bom fazer aquele velho exame de consciência! Cada centavo gasto de bobeira te deixa mais distante do seu objetivo!


Fundo de reserva

Sabe a Lei de Murphy? Quando você menos espera - e quando menos pode - é quando ocorre aquele imprevisto forte ou uma emergência crucial que poderá sacanear a sua conta bancária totalmente. Não importa o que for, se não estiver planejado e te pegou sem grana... Os resultados poderão ser dramáticos (principalmente para os adeptos do cheque especial). Por isso é essencial o fundo de reserva. Mas esse dinheirinho deve ser sagrado e muito respeitado. SOMENTE usado para situações totalmente fora de cogitação, e se você não puder recorrer a mais nada. Não precisa ser uma situação GRAVE, basta você ter a certeza de que não existem saídas.


Para montá-lo, separe um valor X do seu salário. Ele pode ser definido através de um valor fixo ou uma porcentagem do rendimento total do mês. Deixe-o em um lugar que possa render e que esteja disponível quando você precisar (por isso fuja de fundos de investimento que possuem prazo mínimo para resgate para guardar o dinheiro destinado a este fundo). E mantenha na sua cabeça: disciplina! Use-o apenas quando necessário.


Aplicativos de celular

As tecnologias estão ai para nos ajudar galerinha! Então vamos usar e abusar delas. Há diversos app free para ajudar você a controlar cada gasto seu. Isso é essencial para que você tenha noção do quanto é gasto com cada coisa e saiba que aquelas escapadinhas aqui e ali poderiam render uma boa economia no final do mês. Aplicativos como Finanças Pessoais, Money Care ou o Wally permitem que você anote cada gasto (inclusive com aquela balinha no ponto de ônibus!), dividindo por categorias em tempo real, para que não esqueça de nenhuma delas na hora de atualizar a planilha. No final você poderá ver o que gastou com "Besteiras" no final do mês e se tocar que... ops... As várias balinhas podiam ter rendido uma graninha extra no final do mês (além de não engordar, mas isso é outra história :P). Mas oh, não pode burlar. Tem que anotar todos os gastos, ok? 


Economize no que der


Muitas vezes achamos que já fizemos todos os controles necessários, mas não é bem verdade. Se formos colocar a mão na massa conseguimos uma economia maior ainda. Quer ver um exemplo? Que tal parar de pagar uma pessoa para fazer todos os reparos na sua casa? É possível assistir alguns vídeos no YouTube que ensinam a trocar a resistência de um chuveiro, a fazer reparos elétricos, arrumar o encanamento da pia, desentupir a pia da cozinha, etc. Só tome cuidado para não se meter em coisas complicadas e fazer a gambiarra sair pela culatra. Também passe a lavar suas próprias roupas (mesmo que isso envolva juntar todas para serem lavadas no final de semana) em vez de pagar alguém para isto. 

Outro exemplo: em vez de comer em restaurantes, faça a sua própria comida e leve na marmita. Além de ser mais econômico (e nada vergonhoso), você poderá fazer a sua própria refeição mais saudável (e muitas vezes bem mais deliciosa do que o PF em frente ao trabalho) 


Economizar nunca é fácil. É preciso saídas criativas para sair do lugar comum e conseguir juntar um dinheirinho extra - seja para pagar as contas atrasadas, para uma viagem ou para montar o ninho de amor do casal apaixonado. E vocês, quais são as suas estratégias para otimizar a economia doméstica? Conte para gente!



0 comentários:

Postar um comentário



 
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - COPYRIGHT 2015