[Projeto] Momento low tech

Olá gente bonita!

Ok, uma heavy user de sites de redes sociais, viciada em celular e qualquer outro gadget propor algo que tenha a expressão low tech parece quase uma piada de mau gosto. Mas não, juro que não é!

Eu pessoalmente tenho sentido no meio dessa rotina maluca conturbada um problema muito grave (pelo menos para mim): ser uma pessoa multitasking me faz perder muito de uma interação quase arcaica, lá dos meus 12, 13 anos (antes de ganhar o famoso 3310, o tijolão sensação da Nokia): estar com uma pessoa e APENAS com ela por algumas horas.
Coloca mais uns 4 braços aí e prazer, sou eu.

Afinal, hoje, se você está num PC, está lidando com as suas tarefas, N informações, links, vídeos, textos, blogs, entrevistas, músicas, trabalhos, artigos, leituras, séries, jogos, responder e-mails, acompanhar as notícias dos portais, freelas, trabalhos, envia currículo daqui e dali, moderar grupos, ler editais de concurso, achar material de estudo, assistir videoaulas, chats de grupos, uffa... Já sufocou? Pois é. Essa é só uma parte da rotina que muitos de nós temos todos os dias. Muito difícil cada um seguir uma linearidade no uso da Internet. Ninguém deixa de responder alguém no chat do Facebook enquanto lê uma matéria, por exemplo.

Mas aí você pode apertar o botão de desligar do seu PC e está resolvido. Nãão! No seu smartphone tem o Instagram, Whatsapp (que sério, já quase me levou a loucura com seus mil grupos), o Facebook Messenger, mais mil apps de jogos, ligações, SMS... Ou seja, quando você está efetivamente dando atenção para apenas uma coisa? E para uma pessoa?

Eu pessoalmente sinto muita falta disso. Eu sou totalmente multitasking, eu realmente tenho uma necessidade absurda de estar fazendo pelo menos 2 coisas ao mesmo tempo (ou falando de assuntos simultâneos). Capacidade adquirida com a necessidade de não sumir do mundo no meio dos estudos para vestibular, concurso, colégio, faculdade e atenção para a minha família extremamente carente. Mas hoje isso me leva a loucura e eu necessito de realmente ter uma interação social saudável: daquela full time, saca?

Tendo essa necessidade minha, vim aqui propor um projeto (que é novidade até para o Paulo). Você, eu, ele, todos nós vamos nos dedicar a combinar ou com noss@ parceir@ ou com algum(a) amig@ a pelo menos uma vez por mês ter um momento low tech.

[Ok, mas como assim?]

Sem celulares. Sem câmeras. Sim, sem selfies. Combinem um lugar, um programa. Um piquenique, uma praia, um bar, qualquer evento que normalmente vocês vão e dividem a atenção com outras pessoas no celular. (Sendo assim, cinema, teatro e todo local que necessite de silêncio e celulares desligados não contam!). Vai dar um apertinho no início, uma necessidade de "ah, deixa eu checar aquela informação aqui no Google", mas resistam! Você pode precisar levar o celular, mas desligue ele quando chegar no destino. Dedique algumas horas a dar atenção somente para uma pessoa (ou grupo, caso saia entre amigos). E depois conta lá na nossa página o relato da experiência. Como se sentiu, quais foram as dificuldades, enfim. Se o Paulo aceitar, nós vamos postar aqui nossas dificuldades e vantagens que vimos nesse projeto.

Boa sorte gente bonita!

0 comentários:

Postar um comentário



 
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - COPYRIGHT 2015